Um mundo de Espelhos
Diário na Terra: Espelho espelho meu, quem sou Eu?
Somos expert em avaliar a vida dos outros, mas passamos a vida inteira sem entender quanse nada da nossa própria vida, e menos ainda de nos mesmos.
Voce custa a entender que o amontoado de informações que recebeu, vieram exatamente de dentro de você, através de seus pais, da sua família, das suas memórias, desta e de outras vidas.
Claro que a 100 anos atras os ritmos planetários e físicos eram mais lentos do que agora, portanto por séculos, muito do que se aprendeu se manteve como regra determinante da nossa sobrevivência.
Claro que hoje não é mais assim, ainda bem não é?
Eu cresci ouvindo falar que pessoas fortes e guerreiras eram as mais valorosas, de que pessoas independentes e que resolvem tudo sozinhas fazem o mundo girar e são dignas de admiração no mundo social. Basta olhar a nossa historia coletiva, recheada de pessoas que construíram impérios e brands. Foram muitos, homens e mulheres que se tornaram exemplos e ícones de seus produtos, de suas empresas e projetos.
Mas agora a historia passa a ser outra, e em nossa vida Sistêmica somos obrigados a nos reconhecer em campos complementares: vitimas e perpetuados irão inevitavelmente se encontrar, não para que um alimente a inconsciente repetição do outro, mas para que ambos acordem, finalmente!
O Encontro
“ A vitima adota a boa consciência, o perpetuador compensa tudo assumindo o dano e a culpa de tudo ”
Engana-se quem pensa que esses acordos acontecem somente em relacionamentos conjugais. Nas mais diversas nuances, esses acordos se firmam nos laços de amizade, nas parcerias, nas associações de trabalho, de amigos e até mesmo de vizinhos.
Culpados X inocentes se dividem entre a ma consciência X a boa consciência, e na verdade tudo não passa de um jogo de compensação, e que somente termina quando um dos lado amadurece e se libera.
Culpa e expiação, quem ainda não experimentou a marca feita a ferro e fogo, que todos nos trazemos registrados em nossas consciências? Fomos e educamos a "fazer a coisa certa", a violar sentimentos de insegurança ou de perdas profundamente armazenados em nossas almas, quando fomos obrigados a olhar para o outro no lugar de nos mesmos.
Quem não ignorou o próprio filho chorando, e o obrigou a ser bonzinho com o amigo?
Alguém parou para pensar no preço pela vida afora, que o bonzinho ira carregar?
Fomos e educamos para não reconhecer as nossas próprias feridas, e transformamos o mundo num imenso cercado infantil de crianças, com medo de se relacionar uns com os outros, de confrontar os próprios sentimentos, de reconhecer as próprias feridas, e de compartilhar sem dor.
O que se pode esperar desse global parque infantil, fingindo serem adultos donos das próprias vidas, buscando serem os melhores da tribo?
Ainda bem que o tempo de guerreiros instruídos terminou, não precisamos mais ir para a guerra, nem precisamos ser os melhores, porque agora não é isso que vai pesar e contar.
Teremos que aprender na "marra"o imenso circulo que nos une, uns aos outros, deixando claro que o que imaginamos ser não tem tanta importância assim, mas sim o que e como ativamos algo no outro.
Quem nao viveu relacionamentos onde a pressão energética da presença do outro desequilibrava todo o ambiente, como por exemplo a entrada de um pai muito autoritário, que fazia com que todos se calassem? Ou então da mãe que carregava tanta dor e frustração, que poucos de sua prole tinham coragem de respirar mais profundamente?
Esses exemplos podem ser multiplicados por muitos outros, e sim, vivermos num ambiente onde todos são obrigados a fingir que esta tudo bem também é altamente toxico! As pessoas muitas vezes acreditam que para se ter desequilíbrio é necessário ter dor, mais uma das historinhas que engolimos.
A Vida é um ritmo que precisa ir acontecendo, para que os nossos aprendizados sejam reconhecidos, mas não perfeitos. O fluxo da vida não tem nada a ver com perfeição, e sim com consciência!
A Culpa
“ Voce não sera punido por ter raiva, voce sera punido pela sua raiva" - Buddha
O momento certo é AGORA, vista-se como quiser, não trabalhe o dia todo e nem todos os dias, arrume a sua casa e deixe-a com a sua cara, pois ela é sim o reflexo de quem você é!
Olhe a sua saude, o carro que anda dirigindo, o reflexo que encontra no espelho, e veja se em tudo você se reconhece.
Não fique de cara feia o dia todo, de mal humor e muito menos achando que tudo so acontece com voce, isso é alucinação, acredite. Aprenda a ser pratico, simplifique as coisas, e se estiver muito complicado ou difícil pare e comece de novo. Saiba escolher, assim sera mais fácil decidir, e não perca tempo pensando no que a sua criança interior precisou quando era muito pequena e não tinha voce, como adulto, para ensina-la e nem supri-la!
Ficar mergulhado dentro do próprio porão nao é temperamento, é medo, e o outro caminho precisa ser aprendido, por isso abra a porta.
Relacionamentos
" Essa e a maneira mais honesta de voce se ver e se reconhecer, para o bem e para o mal.
O Outro é o seu parametro, nao para julga-lo, mas sim para reconhecer-se. Se ha algo incomodando-o muito, pare e reflita o que esta te movendo, qual a dor, qual a memória, onde se encontra o seu aprendizado. Afinal e muito simples, basta aceitarmos o fato de que co-habitarmos o mesmo planeta não e fruto do acaso. Ao contrario, ha algo muito importante para aprendermos a respeito de quem somos, de onde viemos, e porque estamos todos aqui.....
Faça a sua parte!
Lucidez e Amor para todos nós
Cynthia France
Comments